História do Gesso

É do conhecimento geral que a grande Pirâmide de Quéops, de aproximadamente 2800 a.C., preserva um dos vestígios mais antigos no uso do gesso em sua construção. Contudo, segundo escavações arqueológicas realizadas na Síria e na Turquia, o gesso é utilizado desde 8000 a.C. na forma de rebocos que serviam de apoio a frescos decorativos, no preparo do solo e confecção de recipientes.

ORIGEM DO GESSO

O gesso é um dos mais antigos materiais de construção descoberto pelo homem, como a cal e a terra cota. Consiste no aquecimento (temperatura não muito elevada) e uma posterior redução a pó, de um mineral relativamente abundante na natureza: a pedra de Gipso ou Gipsita. Sua fórmula química é Ca[SO4]•2H2O, e possui cores variáveis como branco, cinza, verde ou incolor, sendo que sua cor de florescência é o verde.

DATAS QUE MARCARAM O USO DO GESSO

  • 7500
    a.C.
    Os povos antigos que viveram na região que hoje é a Jordânia faziam gesso a partir de cal e calcário quebrado não aquecido para cobrir paredes, pisos e lareiras nos lares.
  • 2800
    a.C.
    Os egípcios curtiam peles com cal e utilizaram calcário para construir uma das maravilhas do mundo: a Pirâmide de Quéops, com 137 metros de altura.
  • 1300
    a.C.
    O filósofo Theofraste, discípulo de Platão, citou a existência de gesseiras em Chipre, na Fenícia e na Síria. Era utilizado como argamassa nos afrescos e na confecção de estátuas.
  • 500
    a.C.
    Para construir a Grande Muralha de 2.500 km, os chineses estabilizaram o solo com cal e utilizaram argamassas de cal para manter as pedras unidas.
  • Sec.
    XVIII
    No século XVIII, Paris já era a capital do gesso, onde todas as casas eram cobertas com emplastro. Grandes depósitos de gesso haviam sido criados, para fabricar o "gesso de Paris".
Sec.
XX
história - Sec. XX

A partir do século XX, em função da evolução industrial, os equipamentos para a fabricação do gesso deixaram de ter um conceito rudimentar e passaram a agregar maior tecnologia, assim como a melhoria tecnológica dos produtos passou a facilitar suas formas de emprego pelo homem.

Nos dias atuais o uso do gesso na construção civil brasileira vem crescendo continuamente, e com maior intensidade quando o sistema drywall passou a ser utilizado nas vedações internas (paredes, forros e revestimentos) de todos os tipos de edificações.

A PLACAR Revestimento participa dessa evolução oferecendo qualidade na venda de produtos a base de gesso. Assista os vídeos abaixo e conheça um pouco de nosso trabalho.

Argamassa Project Mix
Argamassa Project Mix M2000